Carga Horária: 70 horas + 30 horas de Prática Curricular
Período de Realização: de agosto a dezembro de 2009
Ementa
Este curso objetiva desvendar alguns dos caminhos delineados pelas políticas públicas educacionais no mundo ocidental, a partir da segunda metade do século XX. Ao voltar algumas décadas na história, examina a influência internacional sobre a compleição da educação brasileira. Pesquisa os alicerces históricos para a construção conceitual que permeia a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional sancionada em 1996, segundo orientação vigente na Constituição Federal do Brasil, aprovada em 1988. Propõe, também, o estudo das concepções de infância e educação, vivificadas no cotidiano da escola brasileira a partir dessas prescrições legais. Assim, ao analisar as políticas públicas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e a Formação de professores, dos anos 1960 até os dias atuais, o grande desafio é discutir sobre a viabilização de uma educação democrática de qualidade.
Objetivo geral
ü Larguear o horizonte cultural dos(as) educandos(as) fazendo com que conheçam a história intelectual e pedagógica brasileira e o processo de escolarização de nosso país.
ü Contribuir para que os(as) educandos(as) compreendam que a educação é um fenômeno histórico inserido em um lugar e tempo específicos.
ü Problematizar a área educacional e incentivar o debate acerca das políticas públicas educacionais.
ü Entender que as políticas educacionais e as diretrizes organizacionais são portadoras de intencionalidades, idéias, valores, atitudes e práticas que influenciam o cotidiano escolar.
ü Estudar a escola e sua organização como ponto de convergência entre o sistema de ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula.
ü Aquilatar a participação dos profissionais da escola quanto à adesão, resistência ou estabelecimento de diálogo com as políticas e diretrizes indicadas.
ü Examinar o papel da família na construção de uma escola (ou sociedade) democrática.
Objetivo específico
ü Apreensão dos conceitos: política pública, democracia, qualidade, negociação, representação, participação, autonomia, gestão descentralizada, avaliação, educação pública e privada.
ü O papel educativo do diálogo e da negociação, tanto nas políticas públicas quanto nas políticas cotidianas.
ü Conhecimento, leitura e entendimento da documentação legal: constituição, estatutos, leis, decretos etc.
ü Conhecimento, leitura e estudo de textos que analisam os textos legais.
ü Vivenciar conjuntamente com os(as) alunos(as) o exercício do respeito à diversidade existente na sociedade.
Objetivo de aprendizagem
ü Orientar e mediar o ensino visando a aprendizagem dos(as) alunos(as) no sentido de “aprender a aprender”.
ü Admitir e lidar com a diversidade existente entre os(as) alunos(as).
ü Incentivar atividades de enriquecimento cultural.
ü Desenvolver práticas investigativas.
ü Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio.
ü Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe.
ü Larguear a compreensão do papel social da escola tanto no que concerne ao processo de socialização, presente na Educação Básica, como também, no processo de ensino–aprendizagem.
ü Estimular o domínio dos conteúdos enfatizando o gosto pela leitura, tanto de textos literários como acadêmicos e documentais, prática imprescindível para o exercício da profissão.
ü Enfatizar a seriedade quanto ao domínio do conhecimento pedagógico.
Conteúdo programático
Conceitos básicos – tratados transversalmente ao longo do curso.
- O que é política? O que é público? O que é privado? O que é educação?
- O que é democracia? – O que é cidadania?- O que é qualidade?
- O que é liberdade? O que é igualdade? O que é fraternidade?
- O que é representação? O que é participação? O que é avaliar?
Unidade 1. Contextos e leis fundamentais.
- A Constituição Federal Brasileira de 1988 e suas antecessoras.
- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e suas antecessoras.
- Estatuto da Criança e do Adolescente.
Unidade 2. Plano Nacional da Educação/PNE e Plano de Desenvolvimento da Educação/PDE
- Conferência mundial sobre "Educação para todos". Jomtien (Tailândia).
- A valorização dos profissionais da educação.
- Qualidade na Educação: do PNE ao PDE.
Unidade 3: Avaliação e metas.
- SAEB, Provinha Brasil, Prova Brasil, IDEB.
Unidade 4. Financiamento da Educação.
- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/FNDE e os programas suplementares
- Do FUNDEF ao FUNDEB
Educação brasileira em debate – tratados transversalmente ao longo do curso, juntamente a vivencia da Pratica Curricular.
- Os Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
- O direito de todos à educação: universalização e gratuidade.
- Cidadania ativa na escola ou educação ativa fora da escola.
- Para qual criança se legisla?
Método / estratégia
ü Leitura individual e compartilhada de textos.
ü Análise e discussão de textos e documentários/filmes/programas de debate.
ü Analise e discussões temáticas com uso de musicas que abordem temas pertinentes.
ü Compartilhamento de leituras com os colegas da sala de aula através de exposições orais.
ü Aulas expositivas e dialogadas.
ü Acompanhamento individual e em grupo das dificuldades apresentadas pelas alunas.
Atividade docente
ü Preparação das aulas.
ü Apresentação dos textos e documentos legais relacionados às políticas públicas para a educação.
ü Apresentação de aulas expositivas que concebam o diálogo com os(as) alunos(as).
ü Assessoria aos grupos de discussão.
ü Orientação, assessoria e acompanhamento dos processos de análise e discussão de textos.
ü Avaliação dos(as) alunos(as).
ü Avaliação do desenvolvimento da disciplina.
ü Participação em reuniões pedagógicas.
Atividade discente
ü Participação nas aulas.
ü Leituras e análise dos textos de grande, médio e pequeno porte.
ü Leituras e análise, por escrito, de notícias sobre educação apresentadas pela mídia impressa (inclusive páginas da internet), durante o semestre.
ü Participação em exposições orais.
Avaliação
ü Analise comparativa de temáticas sobre educação. Socialização/debate em sala de aula. Trabalho a ser elaborado em grupo. [Vale 05 pontos]
ü Elaboração, correção e discussão de conteúdos a partir de tarefas individuais (questões no formato múltipla escolha) em sala de aula, sob orientação da professora responsável pela disciplina, objetivando a reflexão acerca das temáticas trabalhadas ao longo do curso. [Vale 05 pontos]
ü Relatório da Prática de Ensino. [Vale 06 pontos]
ü Auto - avaliação individual. [Vale 04 pontos]
Prática Curricular (valendo 30h).
Oficina da cidadania em uma escola pública. [Ver roteiro]
Bibliografia Básica
ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. A construção de escolas democráticas: histórias sobre complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002.
BRASIL. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Ministério da Educação, 2003. Módulo 2 (Convivência democrática).
Ferreira, Luiz Antonio Miguel. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor. São Paulo: Cortez, 2008.
Material de apoio (para uso na Pratica Curricular)
IACOCCA, Liliana. Você e a Constituição: 33 temas para conhecer os seus direitos de cidadão. São Paulo: Editora Casa Amarela, 2003.
Bibliografia Complementar
ARAÚJO, Ulisses Ferreira de; PUIG, Josep Maria; ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.
BAZÍLIO, Luiz Cavalieri e KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003.
Cury, Carlos Roberto Jamil. Legislação Educacional Brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
DEMO, Pedro. Política social, educação e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1994.
Dewey, John. Educação e vida. São Paulo: Melhoramentos, 1965.
Haddad, Sergio; Graciano, Mariângela (orgs). A educação entre os direitos humanos. São Paulo: Autores Associados / Ação Educativa, 2006.
MACHADO, Nilson José. “Sobre a idéia de cidadania”. In: Cidadania e educação. São Paulo: Escrituras Editora, 4.ª ed., 2002, p. 95-108.
RIBEIRO, João Ubaldo. Política: quem manda, por que manda, como manda. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: Autores Associados, 15ª ed., 2004.
Souza Neto, João Clemente de; Silva, Roberto da; Moura, Rogério Adolfo (orgs). Pedagogia Social. Expressão e Arte, 2009.
TEIXEIRA, Anísio. Educação para a democracia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
_____. Educação no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 3ª Ed., 1999.
Legislação
BRASIL. Plano de Desenvolvimento da Educação = razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2007.
Conferência mundial sobre "Educação para todos". Jomtien (Tailândia),
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Promulgada em 05.10.1988.
DECRETO Nº 6.094 - DE 24 DE ABRIL DE 2007. Plano de metas Compromisso todos pela educação.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Lei n.º 8069 de 13 de julho de 1990.
LEI Nº. 9.394 - de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação.
LEI Nº. 10.172 – DE 09 DE JANEIRO DE 2001. Plano Nacional de Educação.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 10 de dezembro de 1948.
Sites Oficiais
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Ministério da Educação
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Secretaria da Educação do Município de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário