quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PASSO a PASSO das aulas - revisto em 08.10.09

De agosto a dezembro de 2009.

Semana

Data

Atividade/Conteúdo

01

21/08

Apresentação da disciplina. Passo a Passo das aulas.

Conversa sobre formas de reposição das duas primeiras aulas (dia 07 e 14/08)

02

28/08

Apresentação do roteiro da Pratica Curricular: escolha do tema + definição de bibliografia.

Organização dos debates.

Fechamento do Contrato Didático para o semestre.

Organização dos grupos de trabalho.

03

04/09

Aula dialogada: Temas transversais – conceitos básicos + debates + avaliação = abertura

Apresentação de vídeo.

04

11/09

Aula dialogada: Unidade 1 – Contextos e leis fundamentais: CF 1998 + ECA 1990 + LDB 1996

ASSISTIR A AULA COM OS TEXTOS JÁ LIDOS.

05

18/09

Tarefa 01 (valendo 2,5 pontos): 10 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo da Unidade 1. Sem consulta aos textos. A correção e discussão serão feitas em sala de aula.

06

25/09

Aula dialogada: Unidade 2 – PNE / Plano Nacional da Educação + PDE / Plano de Desenvolvimento da Educação

ASSISTIR A AULA COM OS TEXTOS JÁ LIDOS.

Apresentação de vídeo.

Entrega do Roteiro para a Auto-avaliação: responder em casa e devolver até dia 23/10

07

02/10

Aula dialogada: Unidade 2 – Profissionais da educação e qualidade da e na educação.

ASSISTIR A AULA COM OS TEXTOS JÁ LIDOS.

Apresentação de vídeo.

08

09/10

Tarefa 02 (valendo 2,5 pontos): 10 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo da Unidade 2. Sem consulta aos textos. A correção e discussão serão feitas em sala de aula.

09

16/10

Aula aberta para acompanhamento da Pratica Curricular + leituras e estudo para realização dos debates.

PARTICIPAR DESTA AULA COM OS TEXTOS INDICADOS PARA O DEBATE E PRATICA CURRICULAR JÁ LIDOS.

10

23/10

Aula dialogada: Unidade 3 – Avaliação: objetivos e metas

Devolução da auto-avaliação, RESPONDIDA ULTIMA DIA.

11

30/10

Aula dialogada: Unidade 3 – Avaliação e seus instrumentos.

Apresentação de vídeo. ENTREGA de rascunho do relatório da Pratica Curricular e questões, duvidas sobre as leituras para a elaboração dos debates (em grupo)

12

06/11

Aula dialogada: Unidade 4 – Financiamento da Educação – FNDE e os programas suplementares

Apresentação de vídeo.

13

07/11

(SAB)

PRIMEIRA REPOSIÇÃO

Aula aberta para discussão e preparação da Pratica Curricular + leituras e estudo para debate.

À distância, via e-mail (DEVOLUTIVA)

Importante: a professora Isabel estará disponível via e-mail ou skype neste dia para duvidas, questões, sobre a devolutiva das 10h às 13:30h.

14

13/11

Debate 1 - Os Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Debate 2. - O direito de todos à educação: universalização e gratuidade.

20/11

Feriado - Dia da Consciência Negra

15

27/11

Debate 3. - Para qual criança se legisla?

Debate 4 – Cidadania ativa na escola ou educação ativa fora da escola.

16

04/12

Aula dialogada: Temas transversais – conceitos básicos (incluindo o termo representação) + debates + avaliação = conclusão

Entrega da versão final do Relatório da Pratica Curricular

Apresentação de vídeo + musica.

17

11/12

Fechamento das notas + avaliação do semestre.

Auto-avaliação - parte 2, em sala de aula.

18

18/12

SEGUNDA REPOSIÇÃO

Fechamento do semestre.

Leituras obrigatórias (para todos)

Tarefa 01

Constituição da Republica Federativa do Brasil. Promulgada em 05.10.1998. Títulos I e II + artigos 205 até 214. [total de 16 artigos]

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Lei n.º 8069 de 13 de julho de 1990.

Título I – Das disposições preliminares (inteiro); Título II – Dos direitos fundamentais - Capítulo I (Do direito à vida e à saúde); Capítulo II (Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade) e Capítulo IV (Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer); Parte Especial: Título I – Da política de atendimento (inteiro); - Título II (inteiro); - Título V – Do Conselho Tutelar (inteiro). [total de 36 artigos]

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO. Lei N.º 9394 - de 20 de dezembro de 1996.

Titulo I – Da Educação;Titulo II – Dos princípios e fins da educação nacional; Título III – Do Direito à Educação e do Dever de Educar; Titulo IV – Da organização da educação nacional; Título V - Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino [Do artigo 1 até o 33]

Tarefa 2

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 10 de dezembro de 1948. [total de 30 artigos]

Conferencia mundial sobre "Educação para todos". Jomtien (Tailandia), 5 a 9 de março de 1990. [total de 10 artigos]

LEI Nº. 10.172 – DE 09 DE JANEIRO DE 2001. Plano Nacional de Educação. [Capítulos sobre Educação infantil e Educação fundamental]

DECRETO Nº 6.094 - DE 24 DE ABRIL DE 2007. Plano de metas Compromisso todos pela educação. [total de 13 artigos]

Para os Debates e desenvolvimento da Pratica Curricular

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. A construção de escolas democráticas: histórias sobre complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002. Capítulos 2 e 3 (p. 28-76)

Ferreira, Luiz Antonio Miguel. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor. São Paulo: Cortez, 2008. Capitulo 3 (p. 75-104)

BRASIL. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Ministério da Educação, 2003. Módulo 2 (Convivência democrática).

+ TODOS OS TEXTOS INDICADOS PARA AS TAREFAS 1 E 2.

Material de apoio (para uso na Pratica Curricular)

IACOCCA, Liliana. Você e a Constituição: 33 temas para conhecer os seus direitos de cidadão. São Paulo: Editora Casa Amarela, 2003.

MACHADO, Nilson José. “Sobre a idéia de cidadania”. In.: Cidadania e educação. São Paulo: Escrituras Editora, 4.ª ed., 2002, p. 95-108.




Nenhum comentário:

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.