De agosto a dezembro de 2009.
Semana | Data | Atividade/Conteúdo | |
01 | 21/08 | Apresentação da disciplina. Passo a Passo das aulas. Conversa sobre formas de reposição das duas primeiras aulas (dia 07 e 14/08) | |
02 | 28/08 | Apresentação do roteiro da Pratica Curricular: escolha do tema + definição de bibliografia. Organização dos debates. Fechamento do Contrato Didático para o semestre. Organização dos grupos de trabalho. | |
03 | 04/09 | Aula dialogada: Temas transversais – conceitos básicos + debates + avaliação = abertura Apresentação de vídeo. | |
04 | 11/09 | Aula dialogada: Unidade 1 – Contextos e leis fundamentais: CF 1998 + ECA 1990 + LDB 1996 ASSISTIR A AULA COM OS TEXTOS JÁ LIDOS. | |
05 | 18/09 | → Tarefa 01 (valendo 2,5 pontos): 10 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo da Unidade 1. Sem consulta aos textos. A correção e discussão serão feitas em sala de aula. | |
06 | 25/09 | Aula dialogada: Unidade 2 – PNE / Plano Nacional da Educação + PDE / Plano de Desenvolvimento da Educação ASSISTIR A AULA COM OS TEXTOS JÁ LIDOS. Apresentação de vídeo. Entrega do Roteiro para a Auto-avaliação: responder em casa e devolver até dia 23/10 | |
07 | 02/10 | Aula dialogada: Unidade 2 – Profissionais da educação e qualidade da e na educação. ASSISTIR A AULA COM OS TEXTOS JÁ LIDOS. Apresentação de vídeo. | |
08 | 09/10 | → Tarefa 02 (valendo 2,5 pontos): 10 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo da Unidade 2. Sem consulta aos textos. A correção e discussão serão feitas em sala de aula. | |
09 | 16/10 | Aula aberta para acompanhamento da Pratica Curricular + leituras e estudo para realização dos debates. PARTICIPAR DESTA AULA COM OS TEXTOS INDICADOS PARA O DEBATE E PRATICA CURRICULAR JÁ LIDOS. | |
10 | 23/10 | Aula dialogada: Unidade 3 – Avaliação: objetivos e metas Devolução da auto-avaliação, RESPONDIDA – ULTIMA DIA. | |
11 | 30/10 | Aula dialogada: Unidade 3 – Avaliação e seus instrumentos. Apresentação de vídeo. ENTREGA de rascunho do relatório da Pratica Curricular e questões, duvidas sobre as leituras para a elaboração dos debates (em grupo) | |
12 | 06/11 | Aula dialogada: Unidade 4 – Financiamento da Educação – FNDE e os programas suplementares Apresentação de vídeo. | |
13 | 07/11 (SAB) | PRIMEIRA REPOSIÇÃO Aula aberta para discussão e preparação da Pratica Curricular + leituras e estudo para debate. À distância, via e-mail (DEVOLUTIVA) Importante: a professora Isabel estará disponível via e-mail ou skype neste dia para duvidas, questões, sobre a devolutiva das 10h às 13:30h. | |
14 | 13/11 | Debate 1 - Os Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Debate 2. - O direito de todos à educação: universalização e gratuidade. | |
| 20/11 | Feriado - Dia da Consciência Negra | |
15 | 27/11 | Debate 3. - Para qual criança se legisla? Debate 4 – Cidadania ativa na escola ou educação ativa fora da escola. | |
16 | 04/12 | Aula dialogada: Temas transversais – conceitos básicos (incluindo o termo representação) + debates + avaliação = conclusão Entrega da versão final do Relatório da Pratica Curricular Apresentação de vídeo + musica. | |
17 | 11/12 | Fechamento das notas + avaliação do semestre. Auto-avaliação - parte 2, em sala de aula. | |
18 | 18/12 | SEGUNDA REPOSIÇÃO Fechamento do semestre. | |
Leituras obrigatórias (para todos)
Tarefa 01
Constituição da Republica Federativa do Brasil. Promulgada em 05.10.1998. Títulos I e II + artigos 205 até 214. [total de 16 artigos]
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Lei n.º 8069 de 13 de julho de 1990.
Título I – Das disposições preliminares (inteiro); Título II – Dos direitos fundamentais - Capítulo I (Do direito à vida e à saúde); Capítulo II (Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade) e Capítulo IV (Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer); Parte Especial: Título I – Da política de atendimento (inteiro); - Título II (inteiro); - Título V – Do Conselho Tutelar (inteiro). [total de 36 artigos]
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO. Lei N.º 9394 - de 20 de dezembro de 1996.
Titulo I – Da Educação;Titulo II – Dos princípios e fins da educação nacional; Título III – Do Direito à Educação e do Dever de Educar; Titulo IV – Da organização da educação nacional; Título V - Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino [Do artigo 1 até o 33]
Tarefa 2
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 10 de dezembro de 1948. [total de 30 artigos]
Conferencia mundial sobre "Educação para todos". Jomtien (Tailandia),
LEI Nº. 10.172 – DE 09 DE JANEIRO DE 2001. Plano Nacional de Educação. [Capítulos sobre Educação infantil e Educação fundamental]
DECRETO Nº 6.094 - DE 24 DE ABRIL DE 2007. Plano de metas Compromisso todos pela educação. [total de 13 artigos]
Para os Debates e desenvolvimento da Pratica Curricular
ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. A construção de escolas democráticas: histórias sobre complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002. Capítulos 2 e 3 (p. 28-76)
Ferreira, Luiz Antonio Miguel. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor. São Paulo: Cortez, 2008. Capitulo 3 (p. 75-104)
BRASIL. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Ministério da Educação, 2003. Módulo 2 (Convivência democrática).
+ TODOS OS TEXTOS INDICADOS PARA AS TAREFAS 1 E 2.
Material de apoio (para uso na Pratica Curricular)
IACOCCA, Liliana. Você e a Constituição: 33 temas para conhecer os seus direitos de cidadão. São Paulo: Editora Casa Amarela, 2003.
MACHADO, Nilson José. “Sobre a idéia de cidadania”. In.: Cidadania e educação. São Paulo: Escrituras Editora, 4.ª ed., 2002, p. 95-108.
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