quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Roteiro: Oficina da Cidadania

PEDAGOGIA
Disciplina: Políticas Públicas de Educação e Legislação Educacional
Docente: Prof.ª MS. Isabel Esteves
22 de agosto de 2008

Oficina da Cidadania
O roteiro para a Pratica Curricular do segundo semestre de 2007 compreende 03 partes:

I – O contexto. [Vale 10 horas]

A. Leia e estude os seguintes textos:

1. IACOCCA, Liliana. Você e a Constituição: 33 temas para conhecer os seus direitos de cidadão. São Paulo: Editora Casa Amarela, 2003.

2. KRAMER, Sonia. “Infância, educação contemporânea e educação contra a barbárie” In.: BAZÍLIO, Luiz Cavalieri e KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2003, p. 83-106.

3. MACHADO, Nilson José. “Sobre a idéia de cidadania”. In.: Cidadania e educação. São Paulo: Escrituras Editora, 4.ª ed., 2002, p. 95-108.

4. Partes do Estatuto da Criança e do Adolescente:
- Título I – Das disposições preliminares (inteiro);
- Título II – Dos direitos fundamentais - Capítulo I (Do direito à vida e à saúde); Capítulo II (Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade) e Capítulo IV (Do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer);
-Parte Especial: Título I – Da política de atendimento (inteiro);
- Título II (inteiro);
- Título V – Do Conselho Tutelar (inteiro).

B. Em seguida procure responder, por escrito, as perguntas abaixo a fim de definir o termo CIDADANIA.
O que é?
Para que serve?
Como se constrói?
Quem constrói?
Para quem?
De que forma? Ou, através do quê?
ATENÇÃO: Este conteúdo a (o) auxiliará a elaborar o (s) objetivo (s) da oficina.

C. Sobre a oficina:
Fará só ou com um/a colega?
Com qual nível de escolaridade operará: Infantil ou séries iniciais do Fundamental?
Qual série/idade?
Quantos alunos?
A professora da sala participará? (Sim ou não? Por quê? Para que?)
Você registrará a oficina: fotos, vídeo etc? (Em caso afirmativo, será preciso informar a professora da sala e aos alunos. Caso não receba autorização para isto, NÃO INSISTA).

D. Qual será o tema da oficina? De que forma a desenvolverá? De quais materiais precisará? (Você os encontrará na escola ou terá que levá-los?) Qual o tempo de duração?


II. A(s) ida(s) até a escola. [Vale 20 horas]
A. Procure Ângela para pegar sua carta de apresentação.

B. Entre em contato com a escola de sua escolha. Em sua primeira visita à escola, leve a carta de apresentação + este roteiro.

C. Contate o (a) coordenador (a) e o professor (es/as) da turma com a qual irá trabalhar. Faça, primeiramente, uma entrevista com o (a) professor (a) e com os alunos (sala em que fará a oficina). Pergunte:
1. Qual (is) é (são) os interesses dos alunos?
2. Você professor (a) já trabalhou com o termo CIDADANIA em sala de aula?
3. Dê um exemplo.
4. Você professor (a) considera importante os alunos aprenderem a como ser cidadãos?

IMPORTANTE: Peça as respostas por escrito.
Esta entrevista inicial objetiva verificar se há algum interesse latente ou um que se aproxime do tema / atividade escolhido por você. Enfim, verifica o quanto será possível aproximar a necessidade da sala com o que você planejou.

D. Assim que concluir o planejamento, marque um dia para a aplicação da oficina.
ATENÇÃO: Conclua o planejamento de sua oficina somente depois desta conversa com a professora e alunos.


III. Construção do relatório. [Vale 10 pontos.]
*O relatório deverá ser escrito conforme orientações do “Manual de apresentação formal de trabalhos acadêmicos” e/ou orientações da Prof.ª Márcia Fortunato.

O relatório deve conter 03 partes:
1- Introdução. (durante o desenvolvimento do trabalho veremos o conteúdo para esta parte)
2. Relato da oficina: preparação, execução e resultados.
3. Conclusão ou consideração final.
Nesta parte exponha a conclusão/reflexão apreendida com o desenvolvimento desta pratica e compare-a com as leituras indicadas acima. Procure refletir sobre o quanto foi interessante ou desinteressante para você (ou grupo).
4. Anexo
Insira aqui a cópia da entrevista com coordenador (a) e/ou professor (as/es).


IV. Orientações finais
IMPORTANTE: Junte ao relatório (primeira versão) a ficha resumo da visita com assinatura e carimbo do (a) coordenador (a) que a recebeu ou do responsável / acompanhante do desenvolvimento de seu trabalho na escola. Mesmo que a visita seja elaborada em grupo, cada integrante deverá preenchê-la individualmente (exigência do ISE Vera Cruz). A ficha encontra-se disponível com Ângela.

Pratica Curricular vale 30 horas + 10 pontos para o relatório.

ENTREGA DA PRIMEIRA VERSÃO DO RELATÓRIO + SOCIALIZAÇÃO
DIA 31 DE OUTUBRO.

VERSÃO FINAL ATÉ DIA 28 DE NOVEMBRO.

ATENÇÃO: Aulas para desenvolvimento (planejamento e execução) / dúvidas do processo etc: 12 de setembro + 24 de outubro (meio do processo)
07 de novembro (devolutiva da primeira versão do relatório).

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