sexta-feira, 3 de outubro de 2008

PERFIL DO PROFESSOR: principios, politicas e formação

Três principios básicos

Estéticos: que desenvolvem a estética da sensibilidade, estimulam a criatividade e o espírito inventivo;

Políticos: que propõem a política da igualdade, do direito e da democracia, cuja arte se expressa no aprender a conviver;

Éticos: que visam a ética da identidade: inserção no tempo e no espaço, onde aprender a ser é o objetivo máximo.

Deseja-se um professor que se dirija pelos princípios norteadores da UNESCO para a Educação do Século XXI:
Aprender a conhecer, unindo teoria e prática.
Aprender a fazer.
Aprender a conviver.
Aprender a ser.
A sua maior preocupação deve ser em formar seres humanos capazes e seguros, com valores solidamente construídos, não fixados no vestibular, mas voltados para a sociedade e seus desafios tecnológicos.

O professor deve assumir um papel diferenciado, procurando estar sempre atualizado e consciente de que o melhor mestre é aquele que debate e questiona, não apenas introduzindo o aluno na matéria, mas também fazendo-o questionar, duvidar, pesquisar.
O novo Profissional do Ensino é aquele que desenvolve as competências para continuar aprendendo, de forma crítica, em níveis mais complexos de estudos.
Essas competências são de nível cognitivo, cultural, psicomotor e sócio-afetivo.

Políticas Públicas: formação de professores
O grande desafio está em buscar uma educação de qualidade. Mas, há uma série de problemas, para as quais devemos estar atentos, dentre as quais destacamos:
Desvalorização da Profissão - nas últimas décadas, a profissão de docência aparece desprestigiada. Os professores sentem-se pouco valorizados.

O contexto da organização escolar – o processo de desenvolvimento profissional baseado na reflexão sobre a prática, precisa incidir também na transformação da organização escolar.
O contexto escolar é importante: o crescimento do grupo só se fortalece com a criação de novas formas institucionais.
Privilégio das rotinas – em geral, não vemos na educação um trabalho criador, parece que o ensino é uma atividade que atrai profissionais que não assumem uma atitude crítica e reflexiva.
O objetivo principal do trabalho educativo é sondar as deficiências e refletir a respeito das alternativas para aprimorar a ação educadora.
Portanto, existem algumas instituições que se perdem em questões emergenciais e burocráticas de seu dia-a –dia, deixando em segundo plano o que seria mais relevante.
Carreira e Salários - ao longo de sua carreira, os docentes passam por várias barreiras quanto à segurança do conteúdo que ensinam, à vulnerabilidade diante da administração escolar e a avaliação de pais e alunos.
A profissão não é atraente, pois a condição salarial faz com que os jovens dirijam-se a outras áreas profissionais.

Polêmica
O texto da nova Lei de Diretrizes e Bases toca em algumas questões substanciais no tratamento dos profissionais da educação.
Propugna-se a formação preferencial em nível superior gerando uma grande expansão de cursos de formação de professores em curto espaço de tempo.
Sendo assim, a acomodação de muitos professores, os quais permaneceram durante décadas sem importar-se com a formação continuada, e muito menos com a busca por uma graduação universitária somente foi abalada com a LDB 9394/96.

Conseqüências: Avaliação de Desempenho e Responsabilização.

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